28 de nov. de 2016

Patagônia Argentina - Parte 3

11/11
Acordei com aquelas dores musculares que você tem no dia seguinte a uma malhação puxada. Imediatamente descartei a trilha da Laguna de Los Tres que havia planejado para hoje porque ela era mais longa e mais difícil do que a da Laguna Torre. Decidi fazer a trilha dos miradores de los condores e das aguilas pela manhã. É uma trilha muito mais curta e mais leve. Ela começa no centro de visitantes do parque. Em determinado momento, tem uma bifurcação: para a esquerda é o mirador de los condores e para a direita a das aguilas. Fui primeiro para a esquerda. Dos condores se tem uma vista da cidade, das montanhas e do rio de Las Vueltas. Estava um pouco nublado, então não dava para ver o FitzRoy. Depois fui para a das Aguilas. De lá se tem a vista da Baía Túnel no Lago Viedma. Subi em umas pedras para ter uma visão 360°, mas depois desci um pouco porque o vento estava muito forte. Não tinha mais ninguém lá, então eu consegui ficar completamente sozinha pela primeira vez na viagem. Foi uma sensação tão maravilhosa: estar sozinha, naquele frio, naquele lugar. Parecia que tudo aquilo era meu. Passei um bom tempo ali antes de voltar para o hostel. Fiz um lanche e fui descansar.
Por volta das 14:00, fui fazer a trilha do Salto del Chorillo. Esta trilha você pode fazer de carro até a cachoeira ou ir andando a partir da cidade, pela rua San Martin, na direção norte (contrária ao terminal de ônibus). A trilha também é tranquila, sem esforço. O único problema é que a primeira parte se faz ao longo da estrada e, de vez em quando, quando passa um carro, levanta poeira. A cachoeira é bonita, mas nada muito impressionante.

À noite, fui jantar num restaurante com a minha colega de quarto do Canadá. Apesar dos preços absurdos de El Chalten, pedi uma pizza e uma cerveja. A vantagem é que a pizza era grande e pedi para embrulhar para a viagem o que sobrou, pois só consegui comer metade. Isso foi uma coisa recorrente na viagem: pedir para embrulhar a comida que sobrou. Comida em restaurante é cara na Patagônia, mas eu não estava muito no clima de cozinhar nos hostels. Então sempre que achava um prato muito grande, comia metade e pedia para levar o restante (“puêdo xêvar?”). Guardava na geladeira do hostel e esquentava para a próxima refeição. Desse modo, até que os restaurantes não ficaram tão caros.

Los Condores

Trilha Miradores

Las Aguilas

El Chalten

Trilha Salto del Chorillo

Salto del Chorillo
  

Nenhum comentário: