28 de nov. de 2016

Patagônia Argentina - Parte 2

10/11
No outro dia, acordei cedo e fui para a rodoviária pegar o ônibus para El Chalten. O ônibus saiu sem atraso de El Calafate às 7:30 e chegamos por volta de 10:30 em El Chalten. Antes de chegar na cidade, o ônibus para no centro de visitantes do Parque Nacional Los Glaciares (El Chalten fica dentro do parque) e todos têm que descer e escutar uma pequena palestra (inglês ou espanhol) sobre o parque, as trilhas, os animais e o que pode ou não fazer. Depois continuamos para o terminal. De lá dá para ir a pé para qualquer hospedagem em El Chalten, na verdade, você faz tudo a pé.
Fiz check in no hostel Lo de Trivi. É um hostel bem simples, parece uma casa com vários quartos. Não tem café da manhã, mas tem duas cozinhas. Fica no final da rua principal, um pouco “distante” do terminal de ônibus. Deixei minha mochila no quarto e fui para Laguna Torre. São 9km de trilha, somente ida. Fui e voltei em 6 horas, parando para comer e para apreciar a paisagem.
Em qualquer lugar da cidade, você consegue um mapinha das trilhas com informações de distância e tempo (leve em consideração que as informações podem ser de apenas um trecho, ou seja, ida e volta é o dobro da distância e do tempo indicados).
São duas opções para começar a trilha da Laguna Torre, a entrada sul e a norte. A sul é bem melhor sinalizada e não tão isolada. O começo é a parte mais puxada, pois é subida. Chegando no Mirador Torre (quase 3km), você tem uma vista linda para o Cerro Torre. Muita gente aproveita para descansar e comer alguma coisa. Depois do mirante, a trilha é bem tranquila, sem grandes subidas ou descidas. As paisagens são lindas! Tem rio, montanhas, campos. Estava um dia bonito, quase sem nuvens, sol brilhando e não estava fazendo muito frio.
Quando finalmente cheguei, fiquei em estado de glória! A laguna Torre é linda! A paisagem é muito diferente de tudo que eu já tinha visto. E ainda tinha o sentimento de “eu consegui chegar até aqui!”. Parei para apreciar tudo aquilo, para descansar, fazer um lanche, encher a garrafinha de água.
Pontos importantes: As trilhas possuem uma espécie de “banheiro químico” a cada mais ou menos 3km. A água do parque é potável, então basta levar uma garrafinha com água e, se acabar, ir enchendo nos rios e lagos (não precisa levar 5 litros de água). Leve lanches! Passe protetor solar. Vá com camadas de roupas, pois o dia pode esquentar ou esfriar muito rápido e você fica muitas horas nas trilhas.
Cheguei no hostel por volta de 18:00. Tomei um banho, comi um lanche e fiquei na área comum conversando com algumas pessoas e descansando.

Trilha Laguna Torre

Trilha Laguna Torre

Laguna Torre


Nenhum comentário: