28 de nov. de 2016

Patagônia Argentina - Parte 5


15/11
A van passou cedo no meu hostel e fomos para o Parque Nacional Tierra del Fuego. A entrada foi $130 (residentes do Mercosul). Paramos na estação do trem do fim do mundo. Algumas pessoas resolveram pegar o trem. Eu e o resto do grupo seguimos viagem até a estação final do trem. Aproveitamos o tempo para andar um pouco. Quando o trem chegou, subimos todos na van e fomos para os pontos de interesse do parque. Estava chovendo e fazendo muito frio, então foi uma vantagem ter ido de excursão, mas seria muito tranquilo ir por conta própria. Paramos para tirar foto no Lago Roca e na Bahia Lapataia. Paramos no centro de visitantes que tem duas exposições: uma sobre a fauna e flora do parque e outra sobre os povos indígenas que viviam na região. Um dos pontos estava bloqueado por causa da neve do dia anterior. O passeio foi legal, mas as paisagens não foram tão surpreendentes. Talvez a chuva tenha atrapalhado, talvez El Chalten tenha elevado meus níveis de exigência, não sei.
Voltamos para Ushuaia por volta de 1:00 da tarde. Estava chovendo e fazendo muito frio. Comprei duas empanadas e uma cerveja numa lanchonete e fui almoçar no hostel. Desisti de sair naquela chuva e fiquei conversando com meu colega de quarto: um suíço muito gente boa. De repente, começa a nevar! Fiquei tão empolgada! E o suíço achando graça da minha empolgação. Passei o resto da tarde conversando com amigos. À noite, fui ao Dublin Pub. Eu pedi um drink e batata frita, o tipo de coisa que adoro comer em bar.
Indo para o PNTF

Ushuaia - Alaska: 17.848 Km

Neve!


16/11

Último dia! Mais uma vez acordei cedo, deixei minha mochila arrumada fora do quarto do hostel e fiz o check out. Fui até o porto de Ushuaia, troquei meu voucher por um ticket do passeio pelo Canal Beagle, paguei a taxa de embarque e entrei no barco. Era um catamarã grande, com dois andares, lanchonete. A medida que ele ia se afastando do porto, as paisagens iam ficando mais bonitas. Dava para ver Ushuaia rodeada de montanhas, várias ilhas, aves marinhas, lobos marinhos, o famoso farol. Foi um passeio muito bonito e super agradável, apesar do frio do lado de fora do barco. O passeio não é demorado e desembarcamos perto do meio dia. Como eu já tinha feito o check out e o transfer só iria me buscar às 18:00, tinha muito tempo livre. Resolvi gastar todos os meus pesos, já que não valeria a pena trazer nenhum peso de volta. Peguei um taxi ($145) da San Martin até o Cerro Martial. Ele me deixou no centro de visitantes, a partir dali, só a pé. Já tinha neve ali, mas a medida que ia subindo, ia ficando mais lindo. A paisagem era deslumbrante, parecia coisa de filme. Um bosque de árvores altas cobertas de neve. Tinha um pequeno riacho correndo pelas pedras. Não fui até o final porque começou a nevar (!) e não queria me molhar muito, pois iria pegar o avião com aquela roupa. Fiquei cerca de uma hora e foi suficiente para brincar um pouco na neve. Desci para o centro de visitantes e dividi um taxi com um casal americano até a San Martin ($45). Enrolei o que deu para enrolar com o dinheiro que sobrou (não dava para entrar em nenhum museu): fiz um lanche, fui num mercado comprar alfajors. Voltei ao hostel para pegar minha mochila e aguardar o transfer. Estou lá bem tranquila, conversando com a Anna (a super hiper mega simpática “dona” do hostel) quando chega a Karie, a canadense que dividiu o quarto comigo em El Chalten. Foi engraçado, eu com cara de “te conheço de algum lugar” e ela “olha só quem está aqui!”. Conversamos um pouco e logo chegou o carro que iria me levar até o aeroporto. A viagem de volta foi bem tranquila. Tive que mudar de aeroporto novamente em Buenos Aires e, mais uma vez, fui na Tienda Leon pagar a reserva que tinha feito. Cheguei em Brasília por volta das 7:30 da manhã do dia 17/11 com várias fotos e estórias para contar!  
Ushuaia


Lobo Marinho

Farol do Fim do Mundo
Cerro Martial




Cerro Martial

Nenhum comentário: