25 de nov. de 2014

Como planejar uma viagem - Parte 1



LOCAL

Normalmente as pessoas já sabem para onde querem viajar. Mesmo assim, às vezes a pessoa quer ir para a Europa, mas não sabe para qual país ou quer ir para a Itália, mas não sabe para quais cidades. Nesses casos, o melhor é pesquisar. Sites, amigos e revistas possuem informações que irão te ajudar.

Dica: o que é bom para alguém pode não ser bom para você. Por exemplo, você quer ir para o Caribe. Um amigo vai dizer que Cancun é ótimo: altas festas, praias, tequila e compras. Outro vai dizer que um resort em Punta Cana é melhor: conforto, tranquilidade, comida boa. Um terceiro vai dizer que um cruzeiro por diversas ilhas é ainda melhor: várias atrações no navio + um lugar diferente todo dia. Quem irá saber o que é melhor para você é você mesmo. Você é quem sabe se quer curtir todas com os amigos em Cancun ou relaxar durante uma semana com a família em Punta Cana.

Você quer ir para vários lugares e não sabe por onde começar? Faça uma lista de todos os lugares que quer conhecer. Ordene suas prioridades, mas não fique preso à sua lista e nem à ordem. A ideia da lista é te dar um caminho por onde começar.

ÉPOCA

Depois que você escolheu o local da sua viagem, o ideal é escolher a época. Se você só pode viajar durante as férias escolares, não tem muito o que pesquisar. Por outro lado, se você tem a opção de escolher a data da viagem, você irá se surpreender com a variação de preços, filas, clima dos lugares.

Se você quer evitar preços altos e lugares cheios, evite alta temporada (férias escolares) e feriados. Em relação ao clima, a data da viagem é muito importante, principalmente se o local for muito afastado da linha do equador.  Por exemplo, o Nordeste brasileiro não tem muita variação de temperatura ao longo do ano, a diferença é que tem uma época chuvosa e outra seca.  Já Nova Iorque pode estar sob neve (janeiro) ou super quente (julho). Qual a melhor época? Depende do que você quer.

Vale lembrar que no meio do ano é verão no hemisfério norte e inverno no sul, no final do ano é ao contrário. Assim, se você só pode viajar em julho, você pode pegar muito frio na Argentina ou muito calor em Portugal. Eu gosto de frio, então dou preferência para viajar nas épocas frias. Por outro lado, não adianta praia no frio.

Além da temperatura, outro ponto importante é a duração do dia. Quanto mais afastado da linha do equador, maior a diferença entre dia e noite durante o ano. Já andei de dia às 20:30 em Roma (verão) e com tudo super escuro, como se fosse madrugada, às 17:30 em Paris (inverno). O problema do inverno não é tanto o escuro, mas o dia curto: lojas e pontos turísticos fecham mais cedo.


Roma - julho/2010 - 20:30

Paris - janeiro/2010 - 17:30


:)

Nenhum comentário: