5 de nov. de 2019

Dicas de Bonito-MS


** Bonito

A cidade é bem pequena e segura (pelo menos tive essa sensação). À noite a rua principal fica movimentada com as lojinhas abertas, restaurantes e muita gente andando. Durante a tarde é mais vazia, com algumas lojas fechadas, pois quase todos os turistas estão nos passeios.


**Transporte
Há várias maneiras de chegar em Bonito. Há um aeroporto perto da cidade, mas a passagem normalmente é muito cara. A opção mais barata é chegar por Campo Grande e alugar carro ou pegar um transfer até Bonito, são 300km de estrada muito boa (outubro/2019).
Além do trajeto Campo Grande – Bonito, há os deslocamentos para os passeios. É possível contratar transfer para todos os passeios ou alugar carro em Bonito. Como alugamos carro em Campo Grande, fomos para todos os passeios de carro. É bom lembrar que praticamente todos os passeios são acessados por estrada de terra e, em dias de chuva, pode complicar o trajeto.

** Passeios
Todos os passeios que fiz em Bonito foram em grupo (formado no local), com limite máximo de pessoas e com guia. Por causa do limite de vagas, sugiro reservar os passeios com antecedência pela internet. Reservei um mês antes e alguns passeios já não tinham vagas para o dia que eu queria. Comprei pelo site da Bonitour (mesmo preço em todos os lugares), eles tem um atendimento muito bom, aplicativo excelente (roteiro personalizado, mapa e atrações), entregam os vouchers com o roteiro e um mapa marcado no seu hotel e a loja física fica na rua principal de Bonito.
Mesmo que não vá comprar os passeios com eles, o site é muito bom para pesquisar e comparar passeios.

** Flutuações
Nas flutuações é proibido o uso de repelente e protetor solar para não poluir a água. Está incluso a roupa, os sapatos e máscara snorkel. Então é bom ir de chinelo, pois logo que você chega já coloca o sapato deles, não sendo necessário tênis para as flutuações com trilha. Há armários para deixar suas coisas, então aconselho levar toalha e uma roupa para trocar.
Quem tem dificuldade em respirar com o snorkel, eles aconselham alugar a máscara full face (de rosto inteiro). Então, se você tiver dificuldade e for fazer muitas flutuações, talvez seja interessante comprar uma máscara dessas.  Se você for fazer o Aquário Natural, sugiro que essa seja a primeira flutuação, pois a ambientação é feita na sede (antes da trilha para o rio), em uma piscina, e o guia já indica a máscara para quem está com dificuldades (que pode ser alugada na loja ali mesmo).
Em todas as flutuações que fui tinha a opção de alugar máquina a prova d’água por uns R$70,00. Como eu já tinha uma câmera a prova d’água, não aluguei. O que as pessoas mais faziam era comprar uma capinha a prova d’água para celular nas lojinhas da cidade e usavam o celular para tirar foto.

** Roteiro
Não tive muita opção para montar o roteiro do jeito que queria, pois alguns passeios já estavam cheios e não consegui alterar os dias. Se tivesse opção, colocaria as duas Grutas (Lago Azul e São Miguel) e o Aquário Natural no mesmo dia, pois foram os passeios mais curtos (não almocei e nem fiquei nas piscinas do aquário).  
A flutuação do Rio da Prata e o Buraco das Araras são mais distantes de Bonito, no município de Jardins, e é bom fazer no mesmo dia (flutuação pela manhã, já que tem almoço incluso).  
Enfim, é sempre bom ter uma ideia de onde fica cada atração, a duração e o tempo de deslocamento.


Nenhum comentário: