25 de abr. de 2019

Florida Keys de carro

Florida Keys é um arquipélago localizado no Sul dos Estados Unidos, no estado da Flórida. A rodovia US 1 começa em Key West e passa por diversas ilhas ou Keys até chegar no continente. A estrada é bem bonita e conta com vários trechos passando por cima do mar turquesa.

Key West e Miami

Algumas Keys cortadas pela rodovia oferecem passeios, restaurantes e pousadas, mas a principal é Key West.  Ela é a maior e a mais turística. Há o marco do ponto mais ao sul dos Estados Unidos continental, praias, vários restaurantes e bares, shows à noite, passeios de barco para ver golfinhos ou o pôr do sol.

Eu e meu namorado alugamos um carro e saímos de Miami downtown por volta das 8 da manhã. Pegamos a Dolphin Expy na direção West e depois a Turnpike direção Sul. Chegamos em Key Largo (a primeira Key) depois de umas 2 horas de estrada. Não há nenhuma vista bonita por pelo menos mais uns 40 minutos, apenas casinhas e lojas. Depois a estrada começa a passar perto do mar e por pontes, o que dá a sensação de dirigir sobre o mar. Após Marathon Key, tem a ponte de 7 milhas (7 miles bridge). Eu achei a parte mais legal da Road trip! A ponte é tão extensa que você não vê terra na frente, só ponte e mar! É sensacional. Logo quando acaba a ponte, tem um estacionamento (Little Duck Key) que é uma ótima opção para parar, tirar fotos e andar sobre a ponte que fica ao lado da ponte dos carros.
7 Mile Bridge

Little Duck Key

Fred, a árvore

Um pouco mais a frente tem o parque estadual de Bahia Honda (Bahia Honda State Park), onde fica a Calusa beach. Pelo que eu pesquisei, seria a melhor praia para entrar no mar e ficar um tempo. Para entrar no parque é necessário pagar um ingresso ($9 por carro com duas pessoas), mas você tem direito a uma infraestrutura boa: estacionamento, banheiros, chuveiros. Ficamos apenas 1 hora, mas deu para tomar banho de mar, dar uma volta no parque e fazer um lanche.

Continuamos nossa viagem até Key West. Paramos o carro em um estacionamento particular que cobrava por dia (só um lote com um senhor tomando conta). Se a gente tivesse deixado na rua e pago o parquímetro (não vi estacionamento gratuito na parte turística), teria ficado pouca coisa mais barato porque ficamos pouco tempo por lá. A ideia era ficar até o pôr do sol, mas estávamos muito cansados e nossa hospedagem era em Marathon Key (quase uma hora de Key West).

Chegamos por volta das 14h em Key West, andamos pelos pontos turísticos: Southermost point of continental US, Duval st (rua com diversas lojas e restaurantes), Mallory square. Almoçamos peixe e pedimos a famosa Key Lime Pie (torta de limão) de sobremesa.  Passamos a tarde andando meio que sem rumo pelas ruas e lojas. Perto das 17h pegamos o carro e fomos embora.

Basicamente os pontos turísticos e onde estacionei o carro

Ponto mais ao sul

Key West

Praia em KW - não estava própria para banho

Por que não dormimos em KW? Acontece que a diária ali estava o dobro do preço de outras Keys e, no dia seguinte, iríamos seguir viagem para Orlando. Então, para economizar dinheiro e horas de estrada no dia seguinte, resolvemos dormir em Marathon Key (já voltando para o continente). Fora que eu não sabia que tinha tanta coisa legal para fazer a noitinha por lá.

Chegamos já anoitecendo em Marathon, só deu tempo de fazer o check in, tomar um banho e sair pra jantar. A sorte foi ter achado uma Ale House no dia da promoção de chicken wings: $0.35 cada! Comemos até não aguentar mais e capotamos no hotel.

Dicas:
Vá com tempo e paciência! Boa parte da estrada é apenas uma via sem possibilidade de ultrapassagem, então é comum fazer fila de carros atrás de um caminhão.

De Miami para Key West são quase 4h de estrada dependendo do trânsito (8h ida e volta), então é bem puxado ir e voltar no mesmo dia, principalmente se for parar em alguma praia. Se gostar de dirigir ou for dividir a direção, talvez não fique muito puxado.

Talvez valesse a pena passar uma noite em Key West. Daria para fazer um passeio de veleiro ao pôr do sol com direito a bebidinhas, ficar em um dos muitos barzinhos vendo o movimento na Duval st ou mesmo ver um show de Drag Queen (vi vários locais na cidade).

Se for só passar algumas horas em Key West, pesquise alguns estacionamentos antes. Não é tão fácil achar vaga, mesmo paga. O estacionamento em que deixei o carro ficou lotado logo que entramos.

As rodovias que peguei de Miami até Key Largo possuem pedágio automático: eles cobram pela placa do veículo ou via Sunpass, ou seja, não tem guichê para parar e pagar.