14 de dez. de 2014

Como planejar uma viagem - Parte 3


O QUE FAZER

Às vezes viajamos para não fazer nada, só ficar de pernas para o ar e curtir uma praia. Às vezes viajamos para fazer mil coisas: pontos turísticos, parques, passeios, compras. No segundo caso é bom planejar e ter uma ideia do que se fazer antes de chegar ao destino. Se você não gosta de ter tudo planejado nos mínimos detalhes, pelo menos uma lista do que (e como) fazer é essencial. Algumas cidades já têm seus pontos turísticos mais do que famosos (Pão de Açúcar, Cristo, Copacabana, Maracanã), outras são menos badaladas e, por isso, é preciso saber de antemão o que fazer.
Eu gosto de viajar com o um roteiro que contém, além do que eu vou fazer, como eu vou fazer, horários, etc. Não é para seguir rigidamente, como se fosse um acampamento militar, mas é para me dar uma noção e uma segurança (exemplo: 9:00 – sair do hotel, pegar estação de metrô na esquina, descer na estação X, andar duas quadras: ponto turístico A). Faço isso com base em dicas de amigos, sites com roteiros de viagens, mapas. Esse roteiro serve para eu não esquecer de alguma coisa (na hora posso deixar de fazer, mas não pq eu esqueci) e para não perder tempo tentando achar o caminho.

SITES

Nesses anos de muito planejamento de viagens, conheci diversos sites. Uns são bem gerais, outros mais específicos de cada lugar. Vou deixar aqui os sites que eu mais gosto.
Booking: www.booking.com
Gosto do booking para procurar e reservar hotéis. Nunca tive problemas. O legal é que você consegue abrir o mapa da cidade e pesquisar os hotéis pela localização. É fácil comparar os preços e já tem várias opiniões sobre os hotéis.

TripAdvisor:
O Tripadvisor é ótimo para obter opiniões sobre hotéis, passeios, pontos turísticos. O app do TripAdvisor é ótimo. Você consegue baixar o guia da cidade e tem acesso (offline) a mapas, listas de restaurantes, hotéis e pontos turísticos. Na lista de restaurantes, dá para filtrar por tipo, local, ranking, preço. Recomendo muito! Ele é um pouco grande, mas é só deletar quando voltar de viagem.

Mochileiros:
Nunca fiz um mochilão (sempre pensei em fazer um pela Europa, mas sei lá...), mas acho o site dos mochileiros excelente. É um site brasileiro, mas você encontra roteiros e dicas de todos os cantos do mundo. Lá tem gente precisando de companhia para viajar, perguntando se o planejamento de uma futura viagem está bom ou dando dicas. É em formato de fórum, então é bem colaborativo.

Google:
Parece besta, mas não é. Muita gente me pergunta mil coisas que são facilmente respondidas pelo Google, ou melhor, por sites que aparecem de cara no Google. “onde fazer compras em Orlando?”, “como ir do JFK para o centro de NY de trem?”, “qual é o período de chuva em Fortaleza?”.

Google Earth
Não é um site, é um programa que você baixa e instala no PC. Eu acho que tem um app, mas nunca mexi. Eu adoro mapas, então amo ficar “voado” pelo planeta. São imagens de satélite, iguais ao do GMaps, mas eu acho o programa mais legal. Tem diversos recursos: fotos, régua, marcação de lugares. Eu utilizo para marcar os locais que eu quero visitar durante uma viagem, aí eu tenho uma noção do que fica perto (uso a régua para saber a distância), da melhor localização para o hotel, etc. Eu também marco os lugares que já fui e os que quero ir.

Google Maps
Tem o site e o app. Eu uso o GMaps para planejar meus roteiros, principalmente deslocamentos, seja de carro, a pé, metrô. É muito prático para ver o que tem perto do hotel, principalmente com o Street View. Uma vantagem do app é que você consegue salvar um mapa e acessá-lo offline.

Nenhum comentário: